Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Revisão para a prova abrangente
Disciplina: Produção Textual – Professora Luana Iensen – Turma: 7º ano

O aviso é um gênero textual que tem por objetivo avisar alguém sobre alguma coisa, passar uma informação. Os elementos de um aviso são: destinatário, remetente, o corpo do texto.
            Nesse gênero, é possível explorar tanto a linguagem formal como a informal, depende do público a que se destina.

O gênero textual história em quadrinhos (HQs) explora o tipo textual narrativo, já que conta uma história, ou seja, fatos em sucessão. È tradicional explorar a linguagem mista em HQs, mas também podemos ter sequências apenas com a linguagem não verbal.
Para criarmos uma HQ, é possível explorarmos diversos balões de fala, como: de fala, sussurro, grito, fala dupla, susto, dúvida, entre outros.

A crônica é um gênero textual híbrido, ou seja, mistura o mundo real com o ficcional. Ou seja, de fato ou lembrança real, o escritor acrescenta ideias ficcionais ou pela menos explora a subjetividade e literariedade para contar a história,
Em crônicas, é possível explorar diferentes tipos textuais: narrativo – quando conta uma história –; dissertativo – quando defende uma opinião dentro da história.

O Roteiro de Peça de teatro é um gênero específico para ser encenado. A característica principal é que ele é escrito em diálogos (texto com travessão).
É necessário que o aluno saiba reconhecer o que é cenário (local que acontece a peça – montado no palco), personagem (quem participa), atos (divisões da peça), cenas (cada unidade de ação), marcações (informações/orientações sobre tom de voz, entrada e saída de personagens, posicionamento...), falas (introduzidas por travessão com o nome do personagem em letras maiúsculas).
Três concepções de teatro deixadas pelos gregos: o texto em si (escrito em diálogo); a encenação e o local (Teatro - palco).

O Haicai é um poema de origem japonesa que possui apenas três versos. A ideia é mostrar o máximo de significado com o mínimo de escrita, por isso explora o sentido conotativo das palavras.


* as habilidades exigidas ao aluno na prova serão: interpretação de pequenos trechos dos gêneros trabalhados (conforme exercícios feitos no livro) e o material acima escrito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário